Os recursos da Internet chegaram para transformar nossa rotina e o que é mais surpreendente é que ambientes os mais variados formam uma rede de relacionamentos que pode atingir o mundo como um todo.
Recentemente o mundo esteve diante do maior case de sucesso na internet, onde o então presidente dos Estados Unidos – Barack Obama – se elegeu utilizando o que há de mais moderno em termos de interação na internet.
Abaixo, anexei o texto de Thiago Arantes para que você empresário possa começar a pensar o que está na sua mão para construir um ambiente saudável do seu negócio.
Agências digitais hoje em dia são especialistas em criar essas estratégias e a um custo relativamente baixo você pode colocar sua empresa nos patamares mais altos de interatividade e personalização.
Precisando de ajuda, fale comigo pois o próprio Sebrae Minas lançou recentemente uma série de redes sociais no seu portal, visando atingir o seu público-alvo das formas mais variadas.
Veja em nosso portal www.sebraemg.com.br que quando você entrar em todas as páginas do site as redes sociais serão apresentadas no final dos textos.
Bem, vamos à síntese do caso de sucesso de Barack Obama:
Ninguém estava procurando por Obama… 2007
– 130 mil seguidores no Twitter
– 14 milhões de views em apenas um vídeo no YouTube
– um grupo no Facebook com 2,3 milhões de membros
– 3,1 milhões de doadores 2008
Obama utilizou menos de 2% de seu budget total para ações online. Enquanto a campanha de McCain utilizou a internet somente como mais um meio de divulgar sua campanha, Obama focou na natureza viral e democrática da web.
Crie ações onde as pessoas estão, não onde você quer que elas estejam:
1 MyBarackObama.com
16 Espaços sociais oficiais (De acordo com a etnia e perfil psicográfico do público)
500+ Grupos no Facebook (Criados espontaneamente pelos usuários)
75% da comunidade está “lá fora” Facebook (Oficial).
Planejamento sustentável + Ações de impacto:
– Interações * Tempo
– Ações de impacto
– Planejamento Sustentável
Exemplos: • Concursos de vídeo • MyBarackObama.com • Ações in-game • Perfis em 16 redes sociais • Vídeos virais • Widgets para arrecadação * http://darmano.typepad.com/
Call to action: Converta cliques em algo real para seu público
MyBarackobama.com: Uma rede social onde os eleitores podem criar seus próprios blogs para discussão, enviar recomendações diretamente à campanha, criar seu mini-site para arrecadação de doações, organizar eventos, etc.
Obama não pedia para que os usuários entrassem em seu site e fizessem doações, ele colocou widgets de doação nas redes já existentes. Preferiu engajar e motivar os eleitores sobre a campanha e facilitar a doação com ferramentas de interação pulverizadas nas mídias sociais.
A internet foi responsável por 87% de toda a arrecadação da campanha de Obama. Apenas em setembro foram mais de U$ 100 milhões. 93% dos doadores contribuíram com menos de US$100.
Não apenas esteja presente em toda parte, mas entenda a dinâmica de cada ambiente.John Edwards foi o primeiro candidato a criar perfis em redes sociais, 24 ao todo. Os perfis não era utilizados para se conectar aos eleitores, a p e n a s p a ra p r o m ove r o c a n d i d a t o. Ele não foi capaz de enviar uma mensagem de agradecimento aos apoiadores quando abandonou a corrida eleitoral.
Os vídeos foram umas das ferramentas de comunicação mais utilizadas em sua campanha. Discursos, depoimentos e video-clips foram publicados em canais de video-sharing. Apenas o clipe “Yes We Can”, produzido por Will.i.am, atingiu mais de 14 milhões de views. ` http://www.youtube.com/watch?v=jjXyqcx-mYY
Wassup 2008 Paródia do comercial feito pela Budweiser em 2000 http://www.youtube.com/watch?v=Qq8Uc5BFogE
Twitter de Barack Twitter de John Obama McCain
Mais de 130 mil seguidores Menos de 5 mil seguidores
Atualizações diárias, 263 ao todo. 25 atualizações durante toda a campanha
O problema? Não havia interação., . Ele simplesmente esqueceu de enviar um tweet lembrando seus eleitores de votar no dia da eleição!
Perfil de Barack Obama no Youtube x Perfil de John McCain no YouTube
John McCain:
Cerca de 1.800 vídeos
Pouco mais de 330 postados
Exibições do Canal: 2.185.174
Barack:
vídeos postados 134.846
Inscritos: 29.200
Exibições do canal: 19.565.669
Aplicativo para iPhone: Conteúdo multimídia integrado com o site, notícias, agenda, notificações, etc.
Yes, we can: Estimule o conteúdo gerado pelo seu público e seja estimulado por ele.
YouBama Canal de vídeos feitos por usuários: Era possível subir um vídeo dizendo por que você votaria em Obama ou por que você não votaria nele.
Conteúdo gerado pelo usuário: Concurso de vídeos obamain30seconds.org 1.100 vídeos enviados e mais de 5,5 milhões de votos. O ganhador viu seu filme na TV.
Conteúdo gerado pelo usuário: O Ganhador do concurso Obama in 30 seconds http://www.youtube.com/watch?v=YvO1xELHp3k
Conteúdo gerado pelo usuário: A maior parte das fotos de seu perfil no Flickr não era de profissionais, mas tiradas por eleitores voluntários durante todas as etapas da campanha. Os resultados do Flickr dão 5 vezes mais Obama do que John Mccain! Mccain não tinha perfil nessa rede social.
Conteúdo gerado pelo usuário: Paródia do clássico filme da Apple “1984” Mais de 5 milhões de views http://www.youtube.com/watch?v=6h3G-lMZxjo (A equipe de Obama assumiu a autoria do vídeo posteriormente)
Conteúdo gerado pelo usuário: Obama Girl criado pelo Barely Political: Mais de 12 milhões de views apenas no primeiro vídeo http://www.youtube.com/watch?v=wKsoXHYICqU
www.HopeActChange.com Site interativo onde as fotos enviadas pelos eleitores montam um mosaico animado no vídeo mais famoso da campanha.
E agora? Eleição vitoriosa.
Não há mais necessidade das mídias sociais?
Os perfis serão apagados?
Existe um potencial enorme sobre toda essa base constituída. O ideal seria transformar essas ferramentas eleitorais em ferramentas de comunicação política, que consigam dialogar com a população, identificando tendências e aproximando o contato do governo com a população americana.
Change.gov (48 horas depois de ser anunciado presidente): Ambiente para que eleitores possam enviar idéias e opinar sobre os mais variados assuntos sobre o mandato. O site ainda conta com um blog onde serão detalhados os passos de Obama e ensinados à população princípios da administração pública.
Discurso semanal no Youtube: E ele não será o único em sua administração a \”estrelar\” na web. Líderes da transição, conselheiros políticos e membros do gabinete também aparecerão em vídeos regularmente
www.riot.com.br pedroivo@riot.com.br
Apresentação elaborada por: Thiago Arantes / arantes@riot.com.br Twitter: @arantes Gabriel Reis / gabriel@riot.com.br Twitter: @gabrielreis
Boa tarde Daniela tudo bom?
Daniela, estou em mente de criar em meu site uma página de link’s úteis, onde colocarei o melhores links relacionados a empresas, design, etc.
E quero lhe propor uma parceria, eu coloco o link de seu blog/site em minha página e você coloca meu link aqui em seu blog.
Caso ache agradável fale comigo que faremos essas trocas de link’s ok.
Atenciosamente,
Paulo Henrique
http://www.digitalldesignart.com
Por um Internet melhor
Oi Paulo Henrique,
Para te dar alguma sugestão preciso entender melhor o que você fará.
Segmento do site, tipos de menu, objetivo do projeto etc.
A questão da arquitetura da informação depende de vários aspectos.
Atenciosamente,
Daniela Almeida Teixeira
[…] https://danielaalmeidateixeira.wordpress.com/2009/02/09/campanha_barack_obam/ […]